top of page

Med in Italy – Inovação e tradição

  • danieleaporto
  • 27 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2019

Num mundo cada vez mais globalizado, a rotina das populações nos grandes centros é incessante. As relações sociais do século XXI, cada vez mais dinâmicas, refletem no modo de morar das pessoas. A característica mais marcante é a desconexão com o lugar.


Na Ilha de Santa Catarina essa realidade não é diferente. Se nas comunidades tradicionais é comum conhecermos moradores que fixaram raízes nos locais, não é incomum no núcleo central um grande fluxo migratório de pessoas. Tal processo ocorre na busca pela melhoria da qualidade de vida, seja na procura por um imóvel mais próximo do trabalho ou por espaços maiores e mais próximos de infraestruturas urbanas.


Considerando as contradições existentes entre a tradicionalidade e a modernidade é que o projeto Med in Italy se encaixa. A casa sustentável foi a terceira finalista do concurso solar Decathlon 2012, ocorrido em Madri, onde o objetivo principal foi desafiar equipes de universidades ao redor do mundo a construir edifícios altamente sustentáveis e inovadores. O projeto conseguiu unir de forma harmônica métodos inovadores e modernos com características da tradição italiana. Segundo o site Adi DesignO modelo resultante foi inspirado em casas mediterrâneas de origem romana: é uma casa com vista para um pátio, localizado de forma a aproveitar as melhores condições de luz e ventilação e pode ser construído usando materiais disponíveis localmente”.



A edificação possui área de 50m² e é de rápida construção. É constituída de materiais recicláveis, sendo ecologicamente amigável. Seu funcionamento se dá de forma passiva - onde as paredes funcionam como isolante térmico - e de forma ativa - produzindo a própria energia. Seus painéis solares geram 9330 kW/h por ano, o que corresponde ao dobro da necessidade energética da construção.



Uma de suas principais características é a transição entre espaço interno e externo. Sua fachada principal se volta para um pátio, onde se encontram plantas e lugares de descanso, trazendo conforto e privacidade aos residentes.



Na área interna foram utilizadas cores claras nas paredes e mobiliários coloridos, trazendo acolhimento e vida ao ambiente. Outro ponto são os objetos e decorações que remetem ao mediterrâneo, como o peixe estampado na parede, as garrafas de vinho sobre a mesa e as luminárias semelhantes a carretéis de linhas. Todos estes com forte presença no ambiente.




Por ser feita em módulos, a casa pode ser montada de diversas formas, dependendo da necessidade do usuário. Se adéqua facilmente aos mais variados terrenos - mediterrâneo, desértico ou montanhoso - sem comprometer sua estrutura e desempenho energético.


Fontes:





 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 por RedHotPbc. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page