Definição volumétrica
- Carol Branco
- 10 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Qual a função da volumetria na arquitetura?
Em arquitetura, volumetria representa as dimensões que definem o volume de uma edificação e suas partes. Também reflete na fachada, na estética e na habitabilidade do interior. São os vários volumes que definem a construção.
O estudo define os volumes aparentes do exterior e influenciam a disposição dos compartimentos no interior. A técnica de definição da volumetria auxilia a manter o equilíbrio de formas no projeto.
O projeto Re_habitar
A partir da definição do máximo potencial construtivo (https://bit.ly/2t67jhV), o grupo tentou partir para uma forma harmônica de volumes.

A imagem ao lado representa a intersecção entre o potencial construtivo (em azul) e uma volumetria ortogonal (em rosa) constituída de quatro blocos formados por três pavimentos cada.
Segunda tentativa
Esta tentativa de volumetria envolvia o conceito de máximo potencial construtivo, porém, os blocos formavam edificações separadas. Cada pavimento está desencaixado um do outro formando um ziguezague. A intenção era fazer com que a laje de piso servisse de proteção para o andar inferior. Após algumas tentativas de fechar os blocos e da formação de corredores para a circulação interna, a ideia foi deixada de lado, dando lugar a outra maneira de aproveitar a circulação, sem corredores.


Terceira tentativa
Esta última forma foi alcançada através do retorno à ideia inicial de trabalhar com módulos. Foram utilizados módulos de aproximadamente 6 x 6m que poderiam ser empilhados para a obtenção de apartamentos duplex (bons para fazer uma verticalização e ocupar menos espaço do terreno com apenas um apartamento), ou postos lado a lado para apartamentos maiores (a vantagem deste modelo é o layout mais facilmente solucionável, a desvantagem é utilizar mais espaço no terreno/no pavimento). Além destes, também foi pensada a possibilidade de colocar apartamentos acessíveis no térreo por ser uma solução que evita custos excessivos com rampas e elevadores para uma habitação social.
A seguir estão representados os layouts dos módulos (conforme apresentados no dia 02/12)

O layout do estúdio, também é o módulo mais simples da edificação.

Layout do estúdio acessível. Este módulo é ligeiramente maior que o estúdio simples, pois uma pessoa que utiliza cadeira de rodas necessita de mais espaço para locomoção.

A imagem acima representa o apartamento duplex. Seu primeiro pavimento se encontra no térreo.

O layout acima corresponde ao módulo duplo de habitação, ou seja, equivalente a dois módulos de estúdio, para famílias maiores.
Por que empilhar módulos?
Esta solução permite saciar o plano de necessidades mais facilmente, pois possibilita a ação imediata sobre o que é necessário para cada modo de morar, fazendo com que reste solucionar apenas a articulação entre áreas de estar, circulação, estacionamentos e paisagismo.
Como os módulos apresentam medidas similares, também facilita a disposição das estruturas.
Opmerkingen