Uso de jogos como ferramentas de projeto
- Carol Branco
- 11 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Não é de hoje que jogos de computador vêm ampliando suas ferramentas para se aproximar mais da realidade. Muitos deles aderem à customização de personagens, objetos e até mesmo simulam construções e condomínios.
Mais especificamente, a série The Sims, desde o início já trouxe a ferramenta de construção e modificação de casas e decorações como um bônus à simulação de realidade. Agora, em sua quarta versão, temos muitas ferramentas adicionais que nos permitem inclusive utilizar o jogo como ferramenta processual, uma verdadeira maquete de estudos virtual.

The Sims 1

Exemplo de casa no The Sims 4
Ao longo dos anos, muitas ferramentas foram adicionadas, muitos modelos de telhados, chaminés, decorações, cercas, vegetações, escadas, etc.
A atual construção é feita cômodo a cômodo, para facilitar a movimentação da casa em partes, caso o jogador deseje fazer uma reforma. As paredes podem ter pés direitos duplos, e são construídas ortogonalmente, paralelas ao lote ou a uma inclinação de 45º. os móveis e paredes são posicionados dentro de uma malha quadriculada cujos quadrados medem aproximadamente 1m².
Exemplos de ambientes internos no jogo. Na imagem do centro é possível observar a malha quadriculada.
Layout do de um bloco do projeto Re_Habitar reproduzido no jogo (o projeto final foi alterado).
Comments