Como a implantação influencia na circulação
- Carol Branco
- 10 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Ao estipular um grande vão livre no térreo, a principal intenção era integrar os blocos de edificações sem necessariamente conectá-los de maneira física. O objetivo era dispor as edificações de maneira a definir uma circulação livre por toda a extensão do terreno.

A disposição dos módulos habitacionais no térreo forma duas linhas principais de circulação
Implantações
Uma primeira tentativa levava em consideração experimentações volumétricas de um primeiro momento, em que não haviam módulos estipulados e nem máximo potencial construtivo. Portanto, o terreno não estava sendo utilizado em seu máximo potencial.

Tomando como partido o adensamento populacional, uma primeira proposta previa a construção de oito blocos de edificações contidas no terreno de aproximadamente 234 x 52m. Havia um total de 144 habitações.

O terreno inicial

A implantação densificada
Esta implantação não levava em conta aspectos como a circulação e a posição em relação ao Sol.
Uma terceira experimentação de implantação conversa com a possibilidade de expandir o terreno. Ao englobarmos o terreno ao lado, podemos tomar o adensamento anterior e deixá-lo mais fluído, aumentar o espaço de circulação e as áreas de convivência.

Acima temos um esquema da nova implantação das edificações no terreno ampliado. A setas em rosa indicam acessos aos vãos dos blocos, as linhas mais claras mostram as conexões entre edificações e as tracejadas representam possíveis caminhos por dentro dos vãos. A cor laranja indica estacionamentos e caminhos para os estacionamentos.
A partir da definição dos caminhos e acessos, as áreas de estar e passagem foram delineadas. Como o próprio terreno e a disposição dos blocos não são perfeitamente ortogonais, a tentativa de trabalhar com caminhos e e afins seguindo a linha geométrica anterior (quadrada) não teve muito sucesso. Uma saída para a definição do que seria pavimentado, arborizado ou mobiliado ocorreu através da conexão entre vãos e acessos por meio de linhas, como demonstrado nas imagens abaixo.


Após a fazer a intersecção dos sólidos formados, estes foram subdivididos em triângulos, ou seja, para fazer a conexão entre blocos, apesar de não poder recorrer à formas quadradas, a linha ortogonal foi mantida.

A intenção não é necessariamente deixar toda a malha da pavimentação triangular, e sim, a partir das circulações previstas realizar recortes para a inserção de mobiliários e de vegetação.

Comments